Porque Eu Acredito Na Bíblia (Traduzido de "Why I Believe In The Bible" escrito pelo pastor Greg Laurie - www.harvest.org)
Acredito que a Bíblia é verdadeira.
Eu não sempre acreditei nisso. Em fato, durante os primeiros 17 anos da minha vida, eu não tinha interesse algum nesse livro chamado Escrituras.
Mas tudo isso mudou depois que eu comecei a lê-lo. Muitas pessoas criticam a Bíblia, mas nunca a leêram por si mesmos.
A Bíblia se destaca de outras escrituras, tanto seculares como religiosas. Se destaca como a Palávra própria de Deus. É o livro mais impressionante já escrito. É verdadeiramente a mensagem de Deus à você.
Na verdade a Biblia Sagrada, não é apenas um só livro, são 66 livros escritos durante uma temporada de 1,500 anos. Suas palavras foram escritas por mais de 40 autores de varias diferentes classes de gente, incluindo reis, campesinos, filósofos, pescadores, poetas, governadores e estudantes.
Mas ao fim os autores da Bíblia escrevem sobre um só tema - a redenção do homem por Deus. E cada um desses homens foi inspirado por Deus para escrever essas palávras.
A Escritura diz, "sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo. " ( 2 Pedro 1:20-21 PJFA)
Então como é que sabemos que a Bíblia é verdade?
1º, eu sei que é verdade porque me deu a experiência que prometeu a mim . Essa não é a única razão que eu acredito, e talvez não seria a mais convincente ao duvidoso, mas isso com certeza ajudou-me a acreditar pessoalmente.
Por exemplo, a Bíblia diz que Deus perdoará meus pecados. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 João 1:9)
Um dia eu escolhi acreditar nisso. Eu aceitei o perdão de Deus e sabe o que aconteceu? Aquele sentido de culpa e a carga pesada que eu havia estando foi removida.
A Bíblia promete-me uma paz que "excede todo o entendimento" (Filipenses 4:7), e essa foi a minha experiência depois que eu pedi perdão a Deus pelos meus pecados e deixei de pecar na mesma maneira.
A Bíblia tambem disse que se eu viesse a Jesus, eu tornaria em uma pessoa diferente. A Escritura prometa, "Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Coríntianos 5:17)
Todavia sou uma obra em progresso, mas essa mudança que a Bíblia prometeu já aconteceu á mim e á milhões de outras pessõas.
2º, eu sei que a Bíblia é verdadeira porque é confirmada pela ciência. Contrário ao que alguns pensam, a Cristiandade é uma crêença muito razoavel.
"Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã." (Isaías 1:18)
Temos fé, mas não temos que desligar os nossos celebros. Quando eu acreditei em Jesus e a Palavra dEle, foi aí que o mundo fez sentido à mim. Só aí entendi porque a gente faz o que faz e como vidas podem serem transformadas .
Agora, você pode estar pensando, "Não, a Bíblia e a ciência contraditam uma a outra!" Isso não é necessáriamente verdade. Existem muitos que têm zombado à Bíblia, dizendo como e anti-ciêntifica.
Mas, foi a Bíblia que primeiro disse que o número das estrelas são demasiadas para contar. A Escritura nos diz que Deus "estendeu os céus" (Isaías 51:13) á um expanse sem limite que nunca podera ser medido, é repleto de estrelas que são tão numerosas quanto as areias da praia do mar (veja Genêsis 22:17)
Ao observador com um telescópio da última tecnologia, as estrelas visíveis são incontaveis. São de um número tão grande que não parecem possivel contar.
Mas a Bíblia diz diretamente que o número das estrelas podem ser comparadas, literalmente, ao número de grãos de areia nas praias. Ciência moderna já estabeleceu que isso é a verdade. Homem não tem nem como possívelmente avaliar o número das estrelas.
A Bíblia diz, "Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê. " (Hebreus 11:3). Centenas de anos depois que este verso foi escríto, a ciência moderna finalmente reconheceu que todo a matéria é constituída de prótons de enêrgia invisíveis, nêutrons e elétrons.
Havendo dito tudo isso, deixe-me anotar algo que é muito importante sabermos sobre a Bíblia. Não é a intenção da Bíblia de ser um livro didático de ciência. Se o fosse, o livro seria muito maior do que é, e menos compreêndivel.
Quando a Bíblia se refere a fato ciêntifico ou histórido, está sempre certa. Mas a Bíblia é intendida a ser um livro de redenção. Sua primeira função não é de dizermos como os céus são, mas como ir ao céu. Nos diz como conhecer a Deus e como viver na raça humana perturbada e confusa. É o único livro que fala com autoridade sobre esse reino.
3º, a Bíblia é verdadeira porque é confirmada pela arqueologia. No passado, críticos inumeraveis desafiaram as ensinas da Bíblia, mas descobertas arqueologicas recentes confirmam os ensinos das Escrituras com frequência.
Criticos já duvidam a Bíblia por causa do que diz sobre crucificação. Disseram que as crucificações não foram praticadas, como sugere as Escrituras. Ve como esses críticos atingem ao centro da nossa fé, pois tanto é dito especificamente sobre a crucificação de Jesus.
Mas essa crítica foi silênciada em 1968, quando os ossos de um homem crucificado com seus 30 e poucos anos foram descobertos ao norte de Jerusalém junto com um prego de 18 cm ainda encachado no calcalhar. O estado dos ossos indicava que os braços do homem condenado estariam abertos e que seus pés haveriam estados um ao lado do outro, com o prego martelado primero num pequeno bloco de madeira e depois pelos calcanhares e á cruz.
Novamente, a Bíblia deu a informação antes que os "experts" podiam.
Críticas duvidaram da Bíblia durante anos porque eles não haviam achado nenhum registro de um governador romano chamado Pôncio Pilatos. Mas em 1961, uma inscrição descoberta em Caesarea Marítima em Israel confirmou que Pôncio Pilatos foi o governador romano em Judéia durante o tempo da crucificação de Jesus.
Críticas duvidaram da autoridade das Escrituras porque não havia nenhuma prova de um sumo sacerdote chamado Caiafás havido existido. Mas em 1990, o sepulcro do sumo sacerdote Caiafás foi descoberto.
Arqueologista Judeus Nelson Glueck disse, "Pode se dizer categóricamente que nunca houve discoberta arqueológica que jamáis contraditou uma referência bíblica". Um grande número de descobertas arqueólogas foram feitas que confirmam claramante ou delineande ou em detalhe exato os contos históridos feitos na Bíblia."
4° a Bíblia é verdadeira porque é o unico livro que tem a ousadia a predizer o futuro. Não como um médio ou adivinhação. Digo profecias muito específicas que foram cumpridas. Não existe outras religiões neste mundo que hajam livros que façam isto.
Porque? Se o fizessem, seria evidente que eles não são inspirados por Deus, como a Bíblia é. Deus pode falar do futuro com certeza absoluta porque Ele o conhece tão bem como nós conhecemos o passado (até melhor porque as vezes esquecemos o que é que realmente aconteceu).
A prova basica do Deus verdadeiro, a fé verdadeira, o profeta verdadeiro e a creênça verdadeira esta nisso: "Podem eles predizer o futuro?"
A Bíblia é o único livro que faz isso, não somente uma vez, mas centenas de vezes! O conflito de hoje no Oriente Médio? Foi professado a centenas de anos atrás que os Judeus seriam espalhados aos quatro cantos do mundo e que eles se juntariam novamente na sua terra. Contra todas as probabilidades isso aconteceu, e Israel foi reunida oficialmente como uma nação no dia 14 de maio, 1948.
As Escrituras tambem mostraram que Israel seria cercados pelos seus inimigos e seria atacado. Isso, tambem, aconteceu, está acontecendo, e acontecerá novamente.
E as Escrituras nos disse que o conflito do final do mundo acontecerá no Oriente Médio e que a pequena cidade de Jerusalém estaria no centro da batalha.
Isso ainda não aconteceu, mas você pode ver a proximidade disso. Todos esses "sinais do tempo" seriam indicaçoes - indicaçoes do fato que Jesus Cristo voltará novamente.
Metade das profecias da Bíblia já aconteceram. Então, se metade já foram cumpridas como Ele disse, deveriamos haver alguma razão para duvidar que as restantes aconteceram exatamente como Deus disse? Isso ajuda-nos a ver que quando Deus diz algo acontecerá, você pode contar com isso.
Um ciêntista calculou as possibilidades de só 1/8 das profecias bíblicas sobre Jesus sendo realizada por coincidência. Por exemplo, a probabilidade que Jesus nasceria em Belêm são 1 em 280,000. A probabilidade que Ele haveria um predecessor anunciando a Sua chegada seria 1 em 1,000. A probabilidade que Ele seria traído por 30 pedaços de prata seria 1 em 10,000. A probabilidade que Ele haveria Suas mãos feridas seria 1 em 10,000. E a probabilidade que Ele entraria em Jerusalem montado sob um burro seria 1 em 1,000.
Juntando todas as oito profecias, a possibilidade que Jesus realizaria todas delas por acaso, são 1 em 10 ao 28º poder. [Isso é 1 × 10-28 ou 1 em 10,000,000,000,000,000,000,000,000,000].
Imagine cobrir o estado inteiro do Texas com moedas de prata à altura de 24cm, marcando a uma só moeda. E aí cobrir os olhos de alguem e faze ele andar no estado inteiro e por acaso pegar aquela única moeda de prata. A probabilidade que pegasse a que você marcou seria igual à probabilidade que Jesus pudesse realizado só oito das profecias sem querer.
Na verdade Jesus realizou muitas, muitas profecias, e sem mencionar as que realizou em outras partes da Bíblia! Você pode ver porque esse livro tem sido tão atacado durante os anos.
A Bíblia. Não existe nada como ela. Por que não começar a leê-la hoje e veja você mesmo?